Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Descomplicando e democratizando a Governança Corporativa II

*Coluna Semanal – Por Sávio Maia – 18/03/21

Por que implantar a governança?

As primeiras dúvidas que surgem quando nos procuram para iniciar um projeto de governança é saber quais os ganhos práticos. Já fala um grande empresário e cliente no auge de sua sabedoria: “não me venha com coisa bonita, quero saber se vai gerar caixa”. Como já disse, sou fã dos fundadores porque eles conseguem sintetizar tudo em uma única frase.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Segundo o IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, a governança é um sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas envolvendo o relacionamento com acionistas, família, executivos familiares e não familiares, conselheiros e órgãos de controle. As boas práticas de governança convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando o acesso ao capital e contribuindo para sua longevidade.

Destrinchando os conceitos, os ganhos práticos são:

Convertem princípios

A cultura da organização é ponto chave. A governança fortalece e pode com o tempo melhorá-la, mas a essência da empresa e da família empresária sempre prevalece porque foi estes valores que levaram a chegar aonde está.

Recomendações Objetivas

O Conselho não é uma câmara de notáveis. O grande desejo é contribuir de forma objetivo e focada. As reuniões integram com o modelo de gestão para priorizar assuntos relevantes que afetam o resultado, a longevidade e a estratégia da empresa.

Preservar e Otimizar o valor da organização

Este tópico é primordial. Sabe aquele assunto de gerar caixa? Aqui que se resolve isso. A empresa tem que ter uma estratégia financeira definida, há momentos de rentabilizar, de investir e gerar caixa. Os empresários são solitários nesta decisão e carregam o ônus do risco nas costas que podem afetar famílias, ou seja, não somente a dele, mas de seus colaboradores também. Este contraponto de um especialista independente contribuiu na otimização de valor além de elevar o nível da discussão e trazendo novidades do mercado (financeiro, operacional, comercial e tecnologia). Costumo dizer que o conselho com bons conselheiros, com perfil adequado à cultura e realidade momentânea da empresa, gera maturidade dos acionistas (para liberar pautas arraigadas pela tradição) e nos executivos (às vezes acostumados com o modus operandi dos proprietários). Este desconforto inicial reflete em produtividade, assertividade e credibilidade nas decisões, até criar um novo patamar da gestão.

Aceso ao capital

O aumento da qualidade das informações, a construção de decisões colegiadas discutidas em alto nível, a credibilidade da empresa e de seus proprietários, desenham o cenário perfeito para acesso de estruturas de capital mais baratas que permitem alavancar o retorno sobre o investimento dos acionistas. Estruturas essas que a empresa antes nunca sonhou em acessar.

Longevidade

A perpetuidade da organização sempre será um sonho do fundador. Deixar um legado para a sociedade e para sua família usufruir por muito tempo tranquiliza quanto a missão que veio cumprir na terra. Neste quesito, a governança constrói ferramentas e decisões que permeiam a sucessão, a reorganização societária, a estrutura de poder, a relação empresa x família e a cultura por resultados. Ademais apoia os empresários a pensar de forma estratégica, contribuir com o que realmente interessa na organização.

 

A governança não tem receita de bolo. É um ponto de partida nesta jornada, buscando maturidade e construindo uma nova realidade. Na próxima coluna compartilharemos no como começar este processo…

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado