O Itaú Unibanco criou, em maio de 2019, o aplicativo “iti”, a plataforma do banco que dispensa a necessidade de uma conta bancária e usa tecnologias como QR Code. O aplicativo ganhou força em dezembro de 2020, quando o banco passou a oferecer o cartão de crédito sem anuidade, assim como outros bancos online fazem. Em. cinco meses, o número de clientes que utilizam o aplicativo passou de 3 para 6 milhões.
Atualmente, o iti traz para os usuários a conta digital gratuita, conta pagamento, saques digitais no Banco 24Horas, recargas de celular, cartão de crédito e PIX, sendo que 70% dos clientes já têm suas chaves do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central cadastradas na plataforma. Dentro desse universo, 70% dos usuários têm entre 18 e 35 anos e 84% não têm conta ativa ou qualquer relacionamento com o Itaú Unibanco.
O Iti é uma conta digital do Itaú destinada aos usuários que não pretendem criar uma conta corrente na versão física do banco. O Iti chega se tornou um concorrente para os bancos digitais, permitindo que seus usuários façam pagamentos, transferências e tenham um cartão de crédito sem anuidade, recurso que não está disponível nas contas comuns.
O atual presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho, comenta que, após a conquista dos 6 milhões de clientes, a meta do banco é atingir 15 milhões de novos usuários do aplicativo. “Durante um bom período, nós ficamos absolutamente focados internamente para fazer todas as correções, adaptações e mudanças na estratégia do iti. Nossa meta é chegar a 15 milhões de clientes até o fim de 2021”.
Avaliado em R$ 257,8 bilhões, o Itaú Unibanco apurou um lucro líquido de R$ 6,4 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 63,6%, em relação ao último levantamento.
Já as receitas de prestação de serviços avançaram 0,5%, para R$ 9,5 bilhões. Entre janeiro e março, a carteira de crédito do banco somou R$ 906,4 bilhões, alta de 15% sobre igual período de 2020 e de 4,2% na comparação com o quarto trimestre do ano passado.