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Devido pandemia, 77% dos brasileiros optaram por novas formas de compras online

Para acompanhar a mudança no consumo dos brasileiros, as lojas e empresas também tiveram que mudar a forma como vendiam os produtos.

O lockdown, medida utilizada para conter a disseminação da covid-19, provocou mudanças significativas nos hábitos dos brasileiros, principalmente nos hábitos de consumo. À medida que as lojas físicas fecharam, devido as medidas de contenção adotadas pelos municípios, cresceu o número de pessoas que começaram a comprar online e adotaram, também os pagamentos feitos por aproximação.

Para acompanhar a mudança no consumo dos brasileiros, as lojas e empresas também tiveram que mudar a forma como vendiam os produtos. Estes empreendimentos migraram seus negócios para a internet e adotaram o e-commerce para explorar o potencial de mercado que cresceu consideravelmente no último ano.

Um estudo feito pela operadora de cartões Mastercard, realizado em 18 mercados em todo o mundo, revelou que 77% dos entrevistados brasileiros testaram uma nova forma de pagar no último ano, que não teriam testado se não fosse pelas imposições da pandemia. Além disso, 83% das pessoas que responderam à pesquisa afirmaram que estão mais abertos para novas formas de pagamento, em relação ao ano passado.

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Perguntados sobre suas compras nos últimos 12 meses, os consumidores brasileiros revelaram que este foi um período em que entraram em contato com novas formas de consumir. Mais de 30% realizaram compras online e retiraram seus pedidos pessoalmente (pick-up) pela primeira vez, enquanto 29% testaram comprar algo via aplicativos de redes sociais (como Instagram ou Facebook).

Além disso, hábitos digitais que já estavam inseridos na rotina dos consumidores foram impulsionados nos últimos 12 meses. Cerca de 60% dos entrevistados revelaram que estão usando com mais frequência aplicativos de delivery de comida, enquanto 59% estão comprando mais por meio de marketplaces online e 57% realizaram mais compras em lojas online no último ano.

Pouco mais de um ano após o início da pandemia da COVID-19, a tecnologia de pagamentos por aproximação está mostrando seu poder de permanência e dinamismo. Somente no primeiro trimestre de 2021, a Mastercard viu 1 bilhão de transações por aproximação a mais em todo o mundo em comparação com o mesmo período de 2020, com um maior impulso particularmente em mercados emergentes para este método como os EUA e o Brasil.

Quando o mundo entrou em lockdown, a tecnologia de pagamentos por aproximação foi o catalisador digital para explorar novas opções de pagamento, devido à sua experiência rápida, segura e sem toque. Daqueles que já realizavam pagamentos por aproximação, 60% disseram ter utilizado esse método com mais frequência no último ano, enquanto entre os usavam QRcodes, 51% afirmaram que os utilizaram com mais frequência

Quando questionados sobre motivos que os levariam a testar novos métodos de pagamento, os consumidores brasileiros destacaram que ganho de tempo (58%) e evitar o uso do dinheiro (55%) são os aspectos mais importantes. Por outro lado, as compras presenciais e os pagamentos em dinheiro foram colocados em segundo plano.

No último ano, 66% dos entrevistados brasileiros disseram ter realizado em menor quantidade alguns tipos de compras presenciais, enquanto mais da metade (51%) dos entrevistados revelou estar realizando menos pagamentos em dinheiro. Os consumidores também revelaram que, em 2020, passaram a comprar mais em lojas que oferecem múltiplas formas de pagar.

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