Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Tecnologia para otimizar os processos nos canteiros de obras

Otimizar os processos nos canteiros de obras
Foto: Rayane Mainara

Já está na fase de produção em larga escala e logo estará disponível para o mercado o projeto Sistemas Embarcados para Construção Pesada da Rede Obras Digitais.

Com captação de cerca de R$ 1,5 milhão no edital Digital BR da ABDI, o objetivo do sistema é otimizar os processos nos canteiros de obras através de um software instalado nas máquinas que manda, em tempo real, informações para os diretores ou gerentes de uma obra sobre o rendimento das atividades das máquinas (tempo, carga, rota) e, assim, decisões estratégicas são tomadas instantaneamente para otimizar o processo (sugerir aumentar ou diminuir a carga ou mudar a rota, por exemplo).

Para Dinalvo Diniz, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe/CE), instituição parceira do projeto, o sistema desenvolvido é fundamental para as empresas de construção se engajarem com novas tecnologias para os canteiros de obras. “A necessidade de reduzir desperdícios como a quantidade de material utilizado e combustível das máquinas está presente há muito tempo no setor da construção. O sistema em questão deve aumentar a produtividade da construção pesada e possui potencial de impactar positivamente outros segmentos, causando  transformação digital da indústria cearense”, afirma Diniz.

conteúdo patrocinado

Iniciativa

O projeto é executado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe/CE), IFCE, UFC, FIEC e a empresa CertificNet.

Fonte: Assessoria

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado