Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Falta de bons projetos de inovação engessam liberação de R$ 3 bilhões no Paraná – Por Jackson Pereira Jr.

Notícias Negócios Empreendedorismo

*Coluna – Por Jackson Pereira Jr. – 05/10/2021

Três bilhões de reais estão parados nos cofres do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) pela falta de projetos. A informação foi compartilhada pelo vice-presidente da entidade, Wilson Bley, durante solenidade realizada no Palácio Iguaçu, para o lançamento da terceira edição da Semana de Inovação do Paraná, evento marcado para acontecer até a próxima sexta-feira (8).

“Temos esse recurso e também a dificuldade para emprestá-lo aos municípios, especialmente aos pequenos, por não conseguirem exercer bons projetos, ou de fazer uma boa licitação, de fazer um bom termo de referência, por exemplo, ou simplesmente porque eles não têm projetos”, disse Bley.

conteúdo patrocinado

O BRDE é considerado um dos “anjos” – termo usado no ambiente do empreendedorismo para identificar quem investe em novas ideias, isto é, pode fazer investimento e ser usado por quem tem boas propostas na área de inovação, mas não dispõe de capital. Contudo, se não houver uma boa fundamentação, o Banco recua e o dinheiro não vem. Segundo o vice-presidente, “É algo que deve ser discutido efetivamente. O BRDE também tem esse compromisso, de não apenas emprestar dinheiro, mas também de ajudar na criação de políticas públicas. Queremos um Paraná extremamente pujante”. Na prática, isso significa que, embora o estado seja destaque nacional em desenvolvimento tecnológico, ainda há espaço para crescimento, seja no aprimoramento das boas ideias ou lapidando a construção delas.

Dessa forma, tornar a inovação mais palpável, inclusive tratando de algumas dores, como é o caso dos projetos faltante, é uma das grandes propostas da terceira edição da Semana de Inovação do Paraná. O evento é uma organização do Governo com parcerias, entre elas, com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), entidade que assina o Assespro Innovation Day.

“Somos o quarto estado no Brasil em quantidade de empresas de desenvolvimento de software, porém, o sétimo em faturamento. A Semana vai nos permitir apresentar, para o Brasil e para o mundo, as inovações e as soluções desenvolvidas aqui no Paraná”, apontou Lucas Ribeiro, presidente da Assespro-PR, mostrando admiração pelo trabalho que o Governo vem realizando. “O Paraná é um celeiro de boas ideias e de inovação de ponta, quando o tema é tecnologia, o Governo do Paraná tem se mostrado um excelente parceiro e incentivador, o que também atrai fundos e investidores para cá”, destacou.

INNOVATION DAY

A Semana de Inovação, prevista para acontecer anualmente pela Lei Estadual 19.966/2019, será virtual e gratuita. A iniciativa busca engajar o ecossistema de tecnologia paranaense com dois eventos on-line e gratuitos – o Viasoft Connect e o Assespro Innovation Day –, ambos com o objetivo de fomentar a discussão sobre o tema para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico estadual.

O Assespro Innovation Day promove palestras nos dois primeiros dias de evento das 9 às 13 horas. A programação tem como atração ícones da área, como o pesquisador e especialista em tecnologia, Tony Ventura, e Dave Mosby, investidor-anjo no Vale do Silício.

“Destacaremos as principais iniciativas, tanto soluções para empresas públicas, como privadas, que já estão tendo sucesso ou que ainda estão nascendo. É um importante momento para comprovarmos a liderança do Paraná em termos de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de startups”, diz o presidente da Assespro-PR, Lucas Ribeiro.

PARCEIROS

A organização da Semana de Inovação conta com o patrocínio da Fomento Paraná, da Celepar, do Senac e da OBr.Global. Apoiam o evento, também, o Sebrae, o Tecpar, o Lactec e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Somente aqueles que ousam falhar muito podem conquistar muito.” – Robert F. Kennedy

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal.
conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado