Publicidade

Microfranquias: modelos de negócio para jovens investidores

A estimativa é que cerca de 60% dos interessados em abrir uma franquia procuram modelos que se encaixam no investimento de microfranquia.
A estimativa é que cerca de 60% dos interessados em abrir uma franquia procuram modelos que se encaixam no investimento de microfranquia.

As microfranquias, ou “franquias baratas”, fizeram a cabeça do empreendedor interessado em abrir um negócio em 2020 e em 2021. O que motivou marcas famosas a criarem modelos menores, com investimento inicial de até R$ 105 mil, para alcançar cidades pequenas e pontos alternativos ou até mesmo pessoas que querem empreender no home office.

A estimativa é que cerca de 60% dos interessados em abrir uma franquia procuram modelos que se encaixam no investimento de microfranquia. Um dado da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que 92% das pesquisas feitas sobre o setor na internet são relacionadas a franquias baratas.

A única diferença entre uma microfranquia e uma franquia tradicional é o investimento inicial reduzido, de até R$ 105 mil, de acordo com critérios do Banco Mundial. O valor foi revisto recentemente pela ABF. Todas as obrigações e direitos previstos em lei permanecem os mesmos para todo o setor.

O perfil de um empreendedor para comandar uma franquia barata, geralmente, é mais comercial, mas também com uma forte veia operacional. Em muitos casos, é ele mesmo quem fará o trabalho e precisará ter um nível de comprometimento maior do que em uma franquia regular. No entanto, Krug explica que cada segmento e formato de negócio demandará um perfil diferente de atuação.

Fonte: Pequenas Empresa & Grandes Negócios

M Dias Branco conteúdo patrocinado