O estado do Ceará apresentou bom desempenho no desafio Criativos da Escola, projeto que incentiva estudantes a criar projetos que possam trazer melhorias para a sociedade. De um total de 50 escolas premiadas em todo o Nordeste, quatro foram do Ceará. Entre os premiados se destacam projetos com temas relacionados a meio ambiente, equidade e cidadania.
As cidades cearenses premiadas foram Fortaleza, Redenção, Juazeiro do Norte e Maracanaú. Em Fortaleza, o Colégio Odilon Braveza ganhou o prêmio pelo projeto “Tecnologia de superalismo”, que tem o objetivo de buscar soluções para a vulnerabilidade alimentar crescente no país e no mundo. O projeto foi desenvolvido por meio de um superalimento à base da cianobactéria Arthrospira Spirulina Platensis.
Na cidade de Redenção, o projeto premiado foi o “Aruanas – Educação Ambiental como estratégia da atenção primária”, desenvolvido por estudantes do curso técnico de enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa. O projeto visa conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de aliar a atenção primária à saúde com a educação ambiental.
O “Book Live: estimulando a interação e prática de leitura”, desenvolvido por estudantes do Colégio da Polícia Militar Cel. Hervano Macedo Júnior, de Juazeiro do Norte, também está na lista de premiados. Para despertar o interesse dos colegas pela leitura, estudantes organizaram lives no Instagram, convidando alunos e professores para comentarem sobre livros que foram lidos recentemente por eles.
O último projeto premiado do Ceará foi o “Faça a Diferença Construindo”, da da EMEIF Construindo o Saber, de Maracanaú. Buscando combater o bullying, o racismo e todas as formas de preconceito na escola, estudantes criaram perfis no Facebook e no Instagram, organizaram lives e produziram uma HQ (história em quadrinhos) sobre o tema.
O Desafio Criativos da Escola é um programa do Instituto Alana, criado em 2015, e faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 52 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo.
Ele encoraja crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança e fortalecendo seu efetivo direito à participação.