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Metaverso deve movimentar o e-commerce

O consumidor busca novas experiências no momento da compra. Foto Freepik

Nas últimas semanas, o mundo dos negócios foi impactado pelo anúncio de uma tecnologia que promete revolucionar o que se entende por realidade aumentada. Trata-se do Metaverso, espaço de interação virtual em 3D que permitirá a conexão entre o mundo digital e físico. Estima-se que a novidade vá movimentar até UU$ 48 bilhões em 2026, segundo a consultoria global Ernst & Young.

O consumidor busca novas experiências no momento da compra e, segundo uma pesquisa da Kantar Ibope Media, 91% dos brasileiros que já transitaram em ambiente virtual são aqueles que procuram acompanhar e experimentar as novas tendências tecnológicas pela internet.

Atentos a essa novidade do mercado, não só grandes players, mas também pequenos e médios negócios, estão se preparando para explorar as novas possibilidades. Contudo, o que muitos não sabem é que essa tecnologia está totalmente ligada a estratégias omnichannel — a convergência de todos os canais, físicos e digitais, de um comércio – que podem aprimorar a performance de empresas.

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“A tecnologia do Metaverso se interconecta com o omnichannel, uma vez que os dois fazem uso do melhor dos dois mundos, o físico e o online. Quem ainda não é omnichannel, deve apostar nesse modelo de negócio, se não quiser ficar de fora das possibilidades fantásticas que o Metaverso trará em um futuro breve”, sugere Franklin Bravos, CEO da Signa, startup de soluções digitais.

Bravos afirma que, assim como na estratégia omnichannel, em que o consumidor é o centro da jornada de compra, o Metaverso é totalmente focado na melhor experiência do usuário. “Imagine o encantamento do cliente ao experimentar produtos e serviços em realidade virtual, live commerces conduzidas por avatares, gamificação para converter vendas e fidelizar. As lojas também estarão presentes no Metaverso e terão um leque imenso de recursos para explorar”, informa.

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