Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Os 6 pilares do sucesso da Amazon – Por Edilson Botto

*Coluna por Edilson Botto, 12/06/2022

Se você trabalha em uma empresa que atua no varejo muito provavelmente já deve ter sentindo a incômoda concorrência da Amazon. Dos livros aos aparelhos eletrônicos, de roupas a ração para animais a gigante americana tem ampliado seu catálogo de produtos, o que lhe rendeu o título de “A Loja de Tudo”.

Mas qual o segredo para esta empresa, que nasceu em 1994 em uma modesta sala, ter alcançado um crescimento tão espetacular e hoje valer mais do que todo o PIB do Brasil?

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A resposta para essa pergunta é a cultura organizacional da Amazon, que está alicerçada em seis princípios que direcionam todas as suas ações e explicam o seu sucesso.

Esses seis princípios são apresentados pelo consultor, professor e escritor Ram Charan no brilhante livro O Sistema amazon: Descubra o método de gestão que pode trazer resultados extraordinários para você é sua empresa, que resumirei para você amigo leitor e que, espero, inspire a condução dos seus negócios daqui para frente.

Princípio 1: Modelo de negócios obcecado pelo cliente

A maioria das empresas prioriza apenas o resultado financeiro, o que muitas vezes significa exatamente tomar decisões que prejudicam o atendimento ao cliente, na Amazon o customer centricity é uma realidade e mesmo nos casos em que possa ocorrer prejuízo financeiro, o interesse e a satisfação do cliente são os direcionadores das decisões.

Princípio 2: Aumento contínuo do nível de exigência do talento

A Amazon sabe que excelentes profissionais são fundamentais para o sucesso, por isso além de padrões de qualidade específicos para seus colaboradores, existe um programa de acompanhamento e de feedback que garante o desempenho e também a elevação constante do padrão de qualidade.

Princípio 3: Sistema movido por dados e métricas geradas por IA

No atual ambiente de negócios só é possível manter a competitividade com o uso de dados para alicerçar a tomada de decisões. A Amazon usa sistemas que fornecem informações em tempo real, onde tudo é analisado o que aumenta a agilidade e a assertividade das decisões.

Princípio 4: Máquina de invenções inovadoras

Na Amazon a partir da identificação das necessidades dos clientes, existe um ambiente que estimula a criação de ideias, todos podem pensar o novo e se, por acaso, a necessidade do cliente não puder ser atendida com os atuais recursos, a cultura da empresa fomenta o desenvolvimento de novas habilidades que gerem invenções inovadoras.

Princípio 5: Decisões em alta velocidade e de alta qualidade

Contando com um sistema de informações altamente eficiente, com critérios claros para a tomada de decisões e com funcionários talentosos e comprometidos as decisões são ágeis e, normalmente, são tomadas pelo funcionário que está em contato com o cliente, sem necessidade de consultar um superior hierárquico.

Princípio 6: Cultura do eterno dia 1

Este é certamente o princípio mais curioso, visto que, na prática, é a adoção de uma mentalidade que representa a manutenção do pensamento da empresa no seu primeiro dia, quando era apenas uma startup, onde a agilidade, a simplificação a tolerância a riscos eram valorizadas, então apesar de ser uma organização global todos na empresa sabem que precisam manter o espírito de startup, no fundo é o principal elemento que faz da Amazon o que ela é hoje.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado