Nesta quinta-feira (16), o Ministério da Defesa da Holanda anunciou a compra de cinco aviões cargueiros C-390M da, empresa fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares.
Segundo o secretário de Estado, Christophe van der Maat, a Defesa encontrou um sucessor para o C-130H Hercules no C-390M da fabricante brasileira Embraer. O objetivo é que a primeira nova aeronave (aviões cargueiros) de transporte chegue à Holanda em 2026.
Na pesquisa para escolher o sucessor aviões cargueiros atuais do governo holandês, o C-390M saiu melhor que o C-130J da Lockheed Martin (de origem Norte-Americana), que foi visto como uma alternativa.
“Por exemplo, a disponibilidade do C-390M é maior, o dispositivo pontua melhor em vários requisitos operacionais e técnicos e requer menos manutenção. Além disso, o C-390M já pode atender ao requisito mínimo de 2.400 horas de voo com 4 aeronaves”, comentou o secretário em publicação oficial da Defesa.
O valor da compra não foi informado, mas de acordo com o Ministério da Defesa a previsão de gastos para manutenção das aeronaves está entre € 1 bilhão e € 2,5 bilhões de euros.