Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Aprenda a aprender para permanecer relevante em um mundo repleto de mudanças – Por Edilson Botto

*Coluna por Edilson Botto, 19/06/2022

Até meados dos anos 90 as mudanças no mundo eram lentas, o conhecimento tinha prazo de validade muito longo e possuir uma graduação era garantia de um bom emprego em grandes empresas, onde os profissionais trabalhavam até a aposentadoria.

 Mas o contexto mudou radicalmente e atualmente estima-se que o conhecimento humano dobra a cada 12 horas, portanto o aprendizado da faculdade ou de qualquer outro curso rapidamente fica defasado e a única maneira de permanecer relevante no mercado de trabalho é aprender continuamente, a única maneira de ser um profissional de alto desempenho é se tornar um Lifelong learner.

o de aprendizado contínuo, o chamado lifelong learning, surgiu entre o final da década de 60 e o início da década de 70, inicialmente como uma proposta de política para os governos, mas com a crescente velocidade das transformações no mundo o ambiente corporativo também passou a dar atenção a este tema e, em breve, somente os profissionais que se mantiverem aprendendo conseguirão ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.

Para ensinar como aprender nesses tempos de rápidas mudanças o empreendedor e doutor em psicologia da aprendizagem Conrado Schlochauer escreveu o livro Lifelong Learners: o poder do aprendizado contínuo, onde apresenta um roteiro muito prático e eficaz para que você leitor, qualquer que seja a sua formação, construa o seu plano de aprendizado.

O livro está dividido em duas grandes partes: na primeira o autor explica porque é tão importante adotar o lifelong learning e na segunda parte ele ensina como realizar o aprendizado, e é este último assunto que resumirei para você.

Inicialmente Schlochauer explica que o processo de aprendizado do adulto deve ter como ponto central a autonomia, é preciso que o aprendiz tenha participação no conteúdo que vai aprender, saiba qual a relevância para a sua vida e que dirija esse processo, pois só assim estará motivado para assumir uma postura ativa, o que é fundamental para consolidar o aprendizado.

Assim como qualquer projeto o processo de aprendizado precisa ter um diagnóstico, onde será identificado o que aprender, o passo seguinte é definir metas para saber aonde o aprendiz quer chegar, em quanto tempo e com que grau de proficiência. Em seguida são estabelecidos os recursos (humanos e materiais) necessários para executar o plano, a seguir escolhe-se uma estratégia de aprendizagem e, finalmente, definem-se pontos de avaliação para saber se as metas estão sendo alcançadas.

Um ponto final da obra que quero destacar é a apresentação da sigla CEP+R, que representa as fontes de aprendizado que podemos utilizar:

  • Conhecimento – Aqui temos as fontes convencionais, como livros, vídeos e áudios;
  • Experiências – Esta é uma fonte muito relevante, pois as nossas vivências muitas vezes geram impactos emocionais, o que fortalece o aprendizado.
  • Pessoas – Buscar pessoas para ajudar no nosso desenvolvimento é uma maneira simples de aprender. Podemos utilizar este recurso de maneira formal, como uma mentoria ou simplesmente conversando com alguém que julgamos capaz de nos ensinar algo.
  • Redes – Grupos de pessoas unidas por valores e objetivos comuns, portanto uma enorme fonte de aprendizado e que agora, com as redes sociais na internet, ganharam um potencial de compartilhamento ainda maior.

O livro detalha cada um destes pontos com profundidade e certamente será de grande valia para que você construa o seu caminho para se tornar um lifelong learner.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado