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Plataforma indica como impulsionar a presença online do seu negócio

Não é de hoje que muitos brasileiros sonham em abrir o próprio negócio. Seja para completar a renda, ter uma fonte salarial maior ou apenas para comandar e ser dono do seu trabalho, o número de interessados pelo empreendedorismo cresce cada vez mais. De acordo com dados da Semrush – plataforma de gerenciamento de visibilidade online -, de junho de 2018 a março de 2022, as buscas na internet pelos termos “ideias de abrir um negócio” e “montar um plano de negócio”, cresceram, respectivamente, 2000% e 1000%.

E os números não param por aí. Em março deste ano, a procura pela sigla referente às pequenas e médias empresas, “PME”, dobrou em relação a junho de 2018. Com o crescimento do mercado digital, o termo “PME online” ganhou destaque, com um aumento de 816.17%.

Apesar da vontade dos brasileiros em abrir o próprio negócio e da ideia de inseri-lo no universo online, muitos ainda não sabem como exatamente fazer isso. Entretanto, estratégias digitais são essenciais para impulsionar as vendas das empresas, seja do tamanho que forem.

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Uma prova disso é o crescimento da Voe Tranquilo no último ano. Com ações pontuais promovidas pela Semrush, a marca, especializada em resolver problemas aéreos, aumentou seu tráfego orgânico em 588% e cortou o custo de aquisição de clientes (CAC) pela metade. Com o objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a se destacarem no mercado digital, especialistas da Semrush separaram 3 passos direcionados à empresa, para você aplicar no seu negócio:

  • Conecte-se com os problemas do usuário e invista em conteúdo de alta qualidade

A primeira regra na área de conteúdo é colocar-se no lugar do leitor. Um dos princípios da Voe Tranquilo sempre foi ajudar os usuários com informações que os orientem na resolução de problemas, e esse valor também deve estar presente nas estratégias de marketing de conteúdo: é preciso produzir materiais com impacto tangível na vida das pessoas que vão lê-lo.

Aqui, a estratégia utilizada seguiu o clássico funil de marketing, com algumas adaptações para a empresa: conscientização, descoberta e oportunidade.

Para definir os termos essenciais com os quais trabalhar, a equipe analisou as consultas dos usuários e as palavras-chave que melhor os representam. O foco escolhido foi nas dicas de viagem. O objetivo era ajudar os usuários a evitar transtornos, mas se houvesse um problema, eles já saberiam com quem contar para resolvê-lo. Diversas métricas foram analisadas, incluindo o volume de buscas e a dificuldade de ranquear esses termos.

“Chamamos esses conteúdos de “pré-problemas-com-vôo”. A ideia dessas diretrizes é plantar a semente na cabeça desses leitores para que eles saibam que podem nos procurar caso tenham algum tipo de problema”, explica Ana Carolina Carvalho do Amaral, Gerente de Conteúdo da Voe Tranquilo.

  • Faça a análise competitiva

A atenção do consumidor é difícil de obter e mais difícil de manter, especialmente online, onde pequenas empresas precisam competir com grandes marcas, que possuem grandes gastos com marketing.

Uma de suas estratégias é o benchmarking, processo de estudo da concorrência onde é feita a análise detalhada de como empresas do setor se portam e como utilizar tais práticas na sua empresa.

“Muitas de nossas diretrizes surgiram desse tipo de pesquisa, onde detectamos as principais palavras-chave de nossos concorrentes, comparamos com nossas palavras e tiramos conclusões sobre as que ainda não temos e que precisamos investigar”, explica Ana Carolina.

Com uma excelente análise competitiva de conteúdo e links, é possível identificar pontos de melhoria em um site e conquistar mais posições em relação aos concorrentes.

  • Monitore seus resultados

Com informações de qualidade e respondendo à intenção de busca, o tráfego orgânico da Voe Tranquilo começou a apresentar bons resultados. Como o conteúdo era indexado pelo Google e proporcionava uma boa experiência ao usuário, era hora de trabalhar na conversão. Vários testes A/B foram realizados para melhorar a experiência e aumentar a eficácia na captura de leads qualificados.

A equipe direciona os usuários para o formulário de consulta por meio de links no contexto, links destacados, banners estáticos e animados e páginas de destino com conteúdo totalmente explorado. Esse conjunto de estratégias contribui para um aumento de conversão e impacta significativamente o número de leads orgânicos.

Após um ano de trabalho, entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, os resultados chegaram de forma confiável e consistente:

  • O tráfego orgânico aumentou 588%, saltando de 6.450 usuários (janeiro de 2021) para 44.378 usuários (janeiro de 2022). A participação do tráfego orgânico saltou de 14,7% para 74,4% do total.
  • Captação de usuários mais qualificados: o mesmo canal saltou de contribuir com apenas 4% para responder por 33% do total de leads gerados no mês.
  • E talvez o resultado mais impressionante possa ter sido a redução do CAC da empresa em 66,5% entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. Isso se deve principalmente ao trabalho realizado com tráfego orgânico, baseado em conteúdo de qualidade, que possibilitou atrair mais qualificados e usuários conectados com as soluções da Voe Tranquilo.
  • Finalmente, após um ano de uma boa estratégia de marketing de conteúdo e SEO, a receita anual aumentou 47%.
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