Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Economia net zero deve gerar 15 milhões de empregos na América Latina

Fecomércio-SP debate em Brasília com Marina Silva a regulação do mercado de carbono (Foto: Reprodução)

A economia net zero, que é referente a zero emissões líquidas de carbono, tem potencial para gerar um saldo positivo de 15 milhões de empregos na América Latina e Caribe até 2030. O levantamento é da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No Brasil, por exemplo, seriam 7,1 milhões de novos trabalhos em um cenário de descarbonização.

A ideia é criar empregos verdes. A OIT os define como “empregos decentes que contribuem diretamente para o meio ambiente e a sustentabilidade, seja produzindo bens ou fazendo uso mais eficiente de recursos naturais”.

No relatório, nomeado de “O Emprego em um futuro de zero emissões líquidas na América Latina e Caribe”, é mostrado que a transição para uma economia net zero provocaria o desaparecimento de cerca de 7,5 milhões de empregos na região em alguns setores, como aqueles com base em combustíveis fósseis. 

Entretanto, esses empregos perdidos são mais do que compensados por 22,5 milhões de novas oportunidades de trabalho em setores como agricultura e produção de alimentos à base de plantas, eletricidade renovável, silvicultura, construção e manufatura, conforme explica a OIT.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas