Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Com o fim do primeiro turno das eleições, agora é hora de pensar nos empregos sazonais de final de ano

(Imagem/Pixabay)

Durante o primeiro turno das eleições, muitos brasileiros aproveitaram para ganhar um dinheiro extra, entregando panfletos ou segurando bandeiras nos principais cruzamentos das grandes cidades. Essa opção, porém, agora está praticamente esgotada, após o pleito do dia 2, o que fez muita gente focar a possibilidade de conseguir um bico nas festas de final de ano e outros eventos sazonais, como Black Friday e Copa do Mundo.

A remuneração paga aos profissionais informais durante as eleições veio do fundo eleitoral. Porém, com o segundo turno, essa possibilidade de trabalho é mais escassa. Como não há eleição para deputados e senadores, cai drasticamente a oferta de empregos temporários, que eram custeados pelo fundo eleitoral.

“Além do mais, daqui até o final de dezembro, não vejo perspectiva de acelerada geração de empregos formais. Na verdade, o que vamos continuar observando é uma recuperação cíclica, principalmente com o setor de serviços e no comércio, mas com hora marcada para acabar. Vale lembrar que a previsão para o cenário em 2023 também é incerta, pois deveremos sentir os efeitos da taxa Selic e das medidas paliativas que estão sendo tomadas neste ano, para gerar empregos temporários e aumentar a renda da população”, comenta Ricardo Balistiero, doutor e professor de Economia do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Trabalho temporário

Com a proximidade da Black Friday, Copa do Mundo e Natal, uma luz no fim do túnel se acende para os trabalhadores que estão atrás de uma recolocação. Isso porque as empresas começam a se preparar para as contratações. A maioria das vagas temporárias são oferecidas com base no momento, ou para concluir um projeto que precisa de ajuda adicional, como ocorreu nas eleições.

“Agora, a esperança de milhões de brasileiros é conseguir uma colocação para esses próximos eventos. Pode parecer longe, mas a melhor maneira de garantir uma dessas vagas é candidatar-se com antecedência. Muitas empresas começam a anunciar as ofertas entre setembro e outubro, para as mais diversas áreas do comércio, como empacotadores, operadores de caixa, vendedores, seguranças e outros profissionais que atendem às demandas dos consumidores”, conclui o economista.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas