Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Portugal: Preços das casas e aluguel empurram famílias para as periferias

(Foto: Lisa Fotios/Pexels)

Nos últimos três anos, 56 mil pessoas deixaram Lisboa e mudaram para outro lugar. Mesmo na cidade do Porto o cenário não é muito diferente. Cerca de 20.000 pessoas deixaram a cidade durante o mesmo período. O aumento dos preços das casas e dos aluguéis estão empurrando muitas famílias para as periferias.

Dados do instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que mais da metade das pessoas que saem de Lisboa têm menos de 40 anos. “A classe média e a classe média baixa, principalmente os jovens, estão sendo excluídos. Quando eles começam uma família Não têm dinheiro para habitação urbana”, disse Jorge Makaista Maleiros, geógrafo e pesquisador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da universidade de Lisboa, ao Idealista News.

“As pessoas não abrem mão de seu livre arbítrio. Eles são obrigados a fazer isso porque os preços das moradias se tornaram insustentáveis”, disse o arquiteto e urbanista Tiago Motocicleta Saraiva. Segundo o especialista, “Lisboa entrou num mercado imobiliário globalizado, os preços não são compatíveis com os rendimentos médios aplicados em Portugal”.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas