Apesar de um início turbulento, o mercado financeiro nacional fechou janeiro em alta, com destaque para o bitcoin que acumulou alta de 33,4% no mês. O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, encerrou o mês com ganhos de 3,6%, fechando a 113.691 pontos. Já o dólar encerrou janeiro com queda de 3,82% ante o real, a R$ 5,07.
A primeira semana de janeiro foi marcada por declarações de membros do governo que geraram aversão a risco entre os investidores e elevaram o valor do dólar a R$ 5,45. No entanto, a metade final do mês foi impulsionada por notícias positivas da China, que reabriu suas atividades como principal parceiro comercial do Brasil, impulsionando as cotações das commodities e beneficaindo as empresas exportadoras brasileiras.
Além disso, sinais de redução do ritmo de aperto monetário nos EUA também contribuíram para a queda do dólar. As declarações da equipe econômica de antecipação do anúncio da nova regra fiscal para abril e de compromisso com as contas públicas também ajudaram a acalmar os investidores preocupados com o risco fiscal.









