O dólar comercial teve mais um dia de alta no mercado financeiro nesta quarta-feira (15), acompanhando a tendência internacional. A moeda norte-americana encerrou o dia cotada a R$ 5,22, com um aumento de +0,41%. A valorização do dólar já acumula 2,82% de alta em fevereiro, mas apresenta uma queda de 1,14% no acumulado de 2023.
A bolsa de valores, por sua vez, teve uma performance positiva, com o índice Ibovespa fechando em 109.600 pontos e uma alta de 1,62% no dia.
Internacionalmente, o aumento nas vendas no varejo dos Estados Unidos após dois meses de queda impulsionou a valorização do dólar em todo o mundo, aumentando a possibilidade do Federal Reserve (Fed) aumentar os juros básicos em 0,5% na reunião que ocorrerá no final do próximo mês. A última reunião do órgão elevou a taxa em apenas 0,25 ponto.
No Brasil, apesar da valorização do dólar, o anúncio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante um seminário promovido pelo banco BTG Pactual, de que o governo pode antecipar o envio da proposta do novo marco fiscal de abril para março, amenizou a alta da moeda norte-americana. Além disso, as declarações de Haddad sobre as metas de inflação também contribuíram para a performance positiva da bolsa de valores brasileira.









