De acordo com a Serasa Experian, o número de falências requeridas em janeiro de 2023 atingiu o maior nível em três anos, com um total de 72 pedidos. Esse aumento representa um crescimento de 57,14% em relação a 2022 e de 80% em relação a 2021. Além disso, a Serasa Experian também informou que houve um aumento de 71,88% nos pedidos de recuperação judicial em janeiro de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Estágios
O processo de falência pode afetar empresas de todos os tamanhos e segmentos, e é dividido em três estágios, sendo o primeiro quando a empresa fica inadimplente e passa a negociar dívidas na Justiça. O segundo estágio é quando não há mais alternativas e a falência é decretada. Já o terceiro estágio é quando a companhia entra em recuperação judicial.
Fatores
Especialistas alertam que o número de falências pode continuar aumentando ao longo do ano, já que o fim dos benefícios concedidos pela Justiça e pelas instituições financeiras durante o período da pandemia, como a suspensão de ações judiciais e o parcelamento de dívidas, pode agravar a situação das empresas. Além disso, o endurecimento dos bancos com os prazos e taxas pode aumentar ainda mais esse número, afetando a economia do país como um todo.