O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgou nessa quinta-feira (2) o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do ano de 2022, apontando um crescimento acumulado de 2,9% na economia brasileira. No entanto, no quarto trimestre do ano passado, o PIB apresentou uma queda de 0,2%, marcando a desaceleração do cenário econômico após cinco trimestres consecutivos de crescimento.
Diante desse panorama, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, se posicionou afirmando que o resultado do PIB é positivo, mas ressaltando a necessidade de um gesto por parte do Comitê de Política Monetária (Copom) em relação à taxa de juros. Para Tebet, o governo vem cumprindo com suas obrigações para controlar a inflação, mas precisa de um gesto do Banco Central (BC) para aquecer a economia.
O Palácio do Planalto também se manifestou sobre a questão dos juros, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarando que a taxa de 13,75% é desproporcional diante da inflação acumulada de 5,53% em 12 meses. Segundo a ministra Tebet, a inflação não é motivada pela demanda e o país está cumprindo com suas responsabilidades, o que justificaria um gesto do Copom na próxima reunião.
“Tivemos um crescimento acima das expectativas. Nós estamos fazendo o dever de casa. Consequentemente, é possível um gesto. Nós não queremos nenhuma generosidade, mas um gesto positivo a favor do Brasil na próxima reunião do Copom”, enfatizou a ministra.











