O Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou nesta quarta-feira (8) que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro permaneceu inalterado no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. A estabilidade pode ser vista como um sinal positivo de recuperação da economia, após a crise causada pela pandemia.
No entanto, ao olhar para o ano como um todo, o PIB da área da moeda comum cresceu 3,5%, em comparação com os 5,3% de 2021. Esses números mostram que a recuperação econômica ainda não está em níveis pré-pandemia, mas continua a progredir lentamente.
No bloco da União Europeia, houve uma variação no PIB do quarto trimestre de -0,1% em comparação ao trimestre anterior, enquanto no terceiro trimestre houve uma alta de 0,4%. Em relação ao mesmo período de 2021, houve um aumento de +1,7%, que é menor do que a taxa de +2,6% registrada no trimestre anterior.
Apesar disso, o ano de 2022 teve um crescimento geral de 3,5% na economia da UE, em comparação com os 5,4% do ano anterior. Esses números indicam que a recuperação econômica ainda está em andamento, mas não é tão forte quanto o esperado.
Os analistas acreditam que a estabilidade do PIB na zona do euro pode ser atribuída à recuperação lenta de alguns setores, como turismo e hospitalidade, que foram os mais impactados pela pandemia. No entanto, a expectativa é que a economia continue a se recuperar em 2023, à medida que a vacinação se torne mais ampla e as restrições sejam reduzidas.









