Um projeto de lei apresentado no Senado prevê a obrigatoriedade de instalação de pontos de recarga para carros elétricos nos postos de abastecimento nas rodovias federais. A medida tem como objetivo incentivar o uso desses veículos nas estradas do país e reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, mais de 8 mil carros elétricos foram emplacados no Brasil em 2022.
De autoria da senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, o projeto de lei destaca a importância da atuação do Governo Federal para o sucesso dos carros elétricos, por meio de iniciativas inclusivas para essa indústria emergente. Eliziane acredita que esse tipo de veículo possui uma tecnologia promissora e sustentável que contribui para um mundo menos poluído e é bem aceito pela população em geral, tornando-se cada vez mais presente nas grandes cidades.
Gustavo Gontijo, diretor de infraestrutura da empresa Tupinambá Energia, destaca os benefícios dos carros elétricos e aponta o custo de recarga como um ponto fundamental. Segundo ele, o custo da recarga é a principal razão dos consumidores para adquirir um carro híbrido ou elétrico, buscando economia e sustentabilidade.
A senadora Eliziane Gama ressalta ainda os ganhos em sustentabilidade com o uso de combustíveis limpos e renováveis. O projeto de lei será analisado pelas comissões do Senado e, caso aprovado, os postos de abastecimento terão 12 meses a partir da data de vigência da lei para implementarem o sistema de recarga.









