Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Receita Federal antecipa programa gerador da declaração do IRPF 2023 para evitar congestionamentos no primeiro dia de entrega

Receita libera último lote de restituições
Foto: Reprodução internet

A Receita Federal disponibilizou nesta quinta-feira (9) o programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023, permitindo que os contribuintes organizem suas contas com antecedência antes do início do prazo de entrega, que vai de 15 de março a 31 de maio. A liberação do programa ocorreu uma semana antes do previsto, em um esforço para evitar congestionamentos que costumam ocorrer no primeiro dia de entrega da declaração, quando muitas pessoas baixam o programa simultaneamente.

O programa gerador pode ser baixado no site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC), ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e celulares dos sistemas Android e iOS. Ao ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração, o contribuinte poderá se organizar e juntar a documentação necessária antes de transmiti-la à Receita.

A declaração pré-preenchida continuará a ser enviada no dia 15 de março, quando a Receita Federal reunirá as informações das declarações de rendimentos enviadas no fim de fevereiro por empregadores, instituições financeiras e planos de saúde e as cruzará com a base de dados da Receita.

Entre as novidades da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023, anunciadas no último dia 27, está a prioridade no recebimento da restituição de quem optar por receber via Pix, desde que a chave seja o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do cidadão, e de quem usar o modelo pré-preenchido. Para quem tem investimentos na bolsa de valores, a declaração só é obrigatória se o investidor vendeu ações cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou se ele obteve lucro com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR. Anteriormente, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior tinha que declarar, independentemente do valor.

 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas