Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

“Super Quarta” agita expectativas no mercado e evidencia tensões entre governo e Banco Central

(Foto: Max Bonda/Pexels)

A Bolsa de Valores apresenta estabilidade nesta quarta-feira (22), enquanto os investidores aguardam ansiosamente as decisões sobre as taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos. A divulgação do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, está prevista para às 15h00 (horário de Brasília), enquanto o Banco Central (BC) brasileiro anunciará sua decisão após as 18h00, com os mercados já fechados.

A chamada “Super Quarta” tem provocado um aumento no dólar, contrariando a tendência global. O câmbio é influenciado principalmente pela preocupação com as novas regras fiscais a serem divulgadas em abril, após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (22) que o governo continuará pressionando o Banco Central pela redução da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, que hoje é de 13,75% ao ano.

Em café da manhã com jornalistas, o ministro Rui Costa disse que “não é aceitável” que o Banco Central permaneça “irredutível” com relação à taxa Selic, e que a economia brasileira está sendo “asfixiada” pelo cenário. A postura do BC brasileiro tem sido alvo de críticas por parte do governo, que busca medidas para alavancar o crescimento econômico.

No início da tarde, às 12h30 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava uma leve alta de 0,01%, a 101.009 pontos. Enquanto isso, o dólar comercial à vista subia 0,30%, cotado a 5,263. A estabilidade no mercado financeiro reflete a expectativa dos investidores diante das importantes decisões de política monetária a serem anunciadas hoje, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, e as tensões entre o governo brasileiro e o Banco Central em relação à taxa Selic.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas