CNseg desenvolve mapa de riscos climáticos no Brasil

 A seleção faz parte do Programa Inova Amazônia que tem como objetivo estimular startups, micro e pequenas empresas inovadoras a desenvolverem produtos e serviços sustentáveis, a partir dos recursos naturais da biodiversidade da região.

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) planeja lançar até junho deste ano uma ferramenta de mapeamento climático para todos os estados brasileiros. Este instrumento inovador tem o propósito de identificar regiões suscetíveis a impactos ambientais adversos.

Ferramenta Adaptada de Modelos Internacionais

A ferramenta, que já é utilizada em países como os Estados Unidos e na Europa, será adaptada pela CNseg para atender às especificidades climáticas do Brasil. Ela focará em 12 riscos climáticos principais: ondas de calor e frio, secas, mudanças crônicas de temperatura, enchentes fluviais, costeiras e urbanas, aumento do nível do mar, estresse hídrico, variabilidade sazonal, intensidade do vento e incêndios.

Mapa de Calor para Medir a Exposição a Riscos Climáticos

Parte integrante deste projeto é a criação de um mapa de calor, que permitirá medir a exposição do país a esses riscos climáticos. Este mapa será uma ferramenta essencial para entender melhor as áreas mais vulneráveis.

Impacto nas Políticas Públicas e no Setor Privado

A implementação dessa ferramenta de mapeamento climático não beneficiará apenas o setor de seguros, mas também será vital para bancos, empresas e autoridades governamentais. Ela fornecerá dados cruciais para o desenvolvimento de produtos, serviços e políticas públicas focadas na prevenção de desastres climáticos.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado