Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Reajustes salariais ficam acima da inflação em fevereiro, segundo boletim da Fipe.

Massa salarial
(Foto: Joel Santana)

De acordo com o boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado nesta sexta-feira (24) em São Paulo, 80,4% dos reajustes salariais realizados em fevereiro ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Esse é um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior, em que apenas 23,9% dos reajustes estavam acima da inflação.

Além disso, 10,6% dos reajustes salariais ficaram iguais à inflação em fevereiro, enquanto 8,9% dos trabalhadores tiveram perdas reais no salário. O piso mediano ficou em R$ 1.391,00.

Os resultados preliminares da prévia de março apontam para uma tendência semelhante, com 88,5% dos reajustes salariais previstos para ficarem acima do INPC. No entanto, é importante notar que esses resultados preliminares estão sujeitos a flutuações amostrais e podem mudar à medida que mais informações são coletadas e analisadas.

Publicidade

A Fipe coleta dados e informações sobre as negociações coletivas registradas no Mediador do Ministério da Economia para acompanhar o progresso dos reajustes salariais. Os valores observados são tabulados e organizados para 40 resultados da negociação coletiva, reunidos em acordos e convenções, bem como por atividade econômica e setores econômicos.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado