O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) ampliou o limite de faturamento bruto anual das empresas que podem obter crédito do Programa de Financiamento às Exportações (Proex-Financiamento) de R$ 600 milhões para R$ 1,3 bilhão.
Essa decisão visa incentivar a competitividade e o crescimento da economia, além de gerar mais empregos. O novo limite foi calculado com base na média entre o limite anterior corrigido pela inflação oficial e a variação do dólar desde fevereiro de 2009.
O programa foi criado em 2001 e financia exportações com juros e encargos compatíveis com o mercado internacional. O Proex-Financiamento é uma das duas modalidades disponíveis, em que o Tesouro Nacional concede o financiamento diretamente.
Segundo a Camex, a ampliação do limite de faturamento visa corrigir uma distorção que afetava as exportações, uma vez que o valor das exportações apoiadas pelo programa estava caindo significativamente.
A medida permitirá que mais empresas aptas a exportar possam recorrer ao programa, o que estimulará o crescimento da economia.