Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Vendas no varejo crescem 3,8% em janeiro, maior variação desde 2000

Foto: Pexels

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no comércio varejista no Brasil apresentaram um crescimento de 3,8% de dezembro para janeiro, a maior variação para o mês desde o início da série histórica em 2000.

Em comparação com janeiro de 2022, o aumento foi de 2,6%, o sexto positivo consecutivo nesse tipo de comparação. O indicador acumulado nos últimos 12 meses apresentou alta de 1,3%.

A pesquisa também apontou que a alta em janeiro foi disseminada entre as atividades pesquisadas, já que sete das oito tiveram crescimento no volume de vendas, sendo o setor de tecidos, vestuário e calçados o que mais cresceu com aumento de 27,9% após quatro meses de queda.

Publicidade

O setor de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que apresentou queda nos dois meses anteriores, também contribuiu significativamente para o resultado do varejo nacional, com um aumento de 2,3%.

O único setor que registrou queda nas vendas em janeiro foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com uma diminuição de 1,2%, seguindo uma trajetória de perdas em dezembro.

De acordo com o pesquisador Cristiano Santos, essa queda foi influenciada pelos cosméticos e perfumaria, que seguem em queda, enquanto os artigos médicos e farmacêuticos costumam ter trajetória mais estável.

Este é o primeiro relatório da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas para retratar mudanças econômicas da sociedade.

O gerente da pesquisa destacou que o resultado de janeiro é importante, já que o comércio vinha de resultados negativos ou de estabilidade desde setembro de 2022.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado