A Receita Federal divulgou que o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 será pago no dia 31 de maio, mas apenas as declarações entregues até o dia 10 de maio estarão habilitadas para essa primeira liberação de valores. É importante lembrar que esse primeiro lote terá apenas contribuintes que estão na lista de prioridades.
De acordo com as regras da Receita, os primeiros a receber a restituição serão os idosos com 80 anos ou mais, seguidos pelos idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também aqueles que escolheram a restituição por Pix, e, por fim, os demais contribuintes.
A lista de prioridades aumentou neste ano com a inclusão de quem utiliza a declaração pré-preenchida e opta pelo Pix como forma de restituição. Até o momento, 22% das declarações entregues utilizaram a opção pré-preenchida do IR, um volume recorde desde a adoção do sistema para todos os contribuintes em 2021.
Mais de 77% das 14,1 milhões de declarações entregues neste ano terão imposto a restituir. O número de contribuintes que será incluído no primeiro lote depende do volume que será pago. Após o primeiro lote, haverá mais quatro listas entre junho e agosto, sendo divulgadas no último dia útil de cada mês.
A restituição é corrigida pela taxa básica de juros da economia, a Selic, que é definida no mês e divulgada na data do pagamento ou pouco antes dele. Especialistas alertam que não estar no primeiro lote não é necessariamente ruim. Para quem não precisa do dinheiro imediatamente, deixar o dinheiro rendendo para esperar os lotes posteriores é uma opção de investimento, já que o valor é corrigido pela Selic, que atualmente está em 13,75%.
Para ter direito à restituição do Imposto de Renda, é preciso ter pago imposto a mais durante o ano-calendário de 2022. Os cálculos para saber se há imposto a restituir, se o saldo é zerado ou se é necessário pagar IR são feitos pelo próprio programa de preenchimento e envio da declaração.










