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Temporada de cruzeiros 2022/2023 no Brasil gera 48 mil empregos e injeta R$ 3,6 bilhões na economia

(Foto: Pexels)

A temporada de cruzeiros marítimos no Brasil de 2022/2023 chega ao fim como a maior dos últimos 10 anos. De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), foram gerados cerca de 48 mil empregos e um impacto econômico de aproximadamente R$ 3,6 bilhões, um crescimento de 240% em comparação à temporada 2021/2022.

O valor engloba gastos diretos, indiretos e induzidos das companhias marítimas, bem como de cruzeiristas e tripulantes. Estima-se que 650 mil a 700 mil passageiros embarcaram, mais de quatro vezes o número da temporada anterior, que teve menos navios e menor período de navegação.

A atual temporada marcou o retorno do Brasil à rota de importantes companhias marítimas internacionais. Foram 35 navios de longo curso visitando 45 destinos em 15 estados, incluindo Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Navios das companhias Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Fantasia, MSC Musica, MSC Preziosa, MSC Seashore e MSC Seaview partiram de portos como Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), com escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.

Perspectivas positivas para a próxima temporada, entre outubro de 2023 e maio de 2024, incluem um aumento de 6% na oferta de leitos, chegando a 840 mil, e um impacto econômico de cerca de R$ 3,9 bilhões. A retomada do turismo de cruzeiros no país demonstra a resiliência do setor e seu potencial para seguir crescendo e gerando empregos e renda no Brasil.

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