Encerramento do evento aborda promoção do Brasil no exterior e potencial do turismo de luxo no país.
A 2ª Marcha dos Secretários de Turismo, realizada na capital federal na quinta-feira (27/04), contou com a presença de mais de 200 secretários de Turismo de todo o país. O evento teve como temas principais o turismo de luxo no Brasil e a agenda de promoção do país no exterior.
O fundador da CVC e da GJP Hotéis e Resorts, Guilherme Paulus, abriu o último dia do evento com uma palestra sobre o panorama do turismo de luxo no Brasil. A discussão contou com a mediação de Ítalo Oliveira Mendes, vice-presidente da Anseditur e secretário de Turismo de Grão Mogol (MG).
Paulus destacou o potencial do Brasil para se tornar um destino de luxo, citando a rica diversidade cultural, belezas naturais e a hospitalidade dos brasileiros como fatores atrativos para turistas de alto padrão. O empresário também ressaltou a necessidade de investimentos em infraestrutura e serviços de qualidade para atender às demandas desse segmento.
Em seguida, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Jaqueline Gil, apresentou a agenda de promoção do Brasil no exterior, destacando as principais ações e estratégias para consolidar o país como destino turístico internacional.
A mesa-redonda foi mediada por Alexandre Pereira, presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), e Alexandre Rossi, diretor de projetos da instituição e secretário do Turismo de Mata de São João (BA). Gil enfatizou a importância da união de esforços entre os setores público e privado para promover o Brasil no cenário internacional e atrair mais turistas estrangeiros.
Ao longo do evento, os participantes discutiram formas de potencializar o turismo de luxo no Brasil, como a criação de políticas públicas específicas, investimentos em infraestrutura e a capacitação de mão de obra qualificada no setor.
O encerramento da 2ª Marcha dos Secretários de Turismo, no fim do dia, foi marcado pelo compromisso conjunto dos participantes em fortalecer o turismo nacional. Eles destacaram a importância de explorar ao máximo o potencial do Brasil como destino de luxo e de promovê-lo no exterior.