Durante o Web Summit Rio, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou a plataforma Sebrae Startups, que integra todas as iniciativas regionais da organização em capacitação, conexão e fortalecimento de empresas de base tecnológica em estágio inicial no Brasil. A entidade privada também anunciou que investirá R$ 312 milhões em aceleração de negócios e oferta de tecnologias para fomentar ambientes de inovação em empresas brasileiras de todos os setores em 2023, um aumento de 22,8% em relação ao investimento de R$ 254 milhões destinados às startups em 2022.
Em 2022, as iniciativas do Sebrae apoiaram 7.777 empresas em estágio inicial, e a meta para este ano é atender 10 mil startups. Segundo a SlingHub, banco de dados de startups latino-americanas, o Brasil possui atualmente cerca de 20 mil startups. A plataforma on-line do Sebrae Startups integra todas as iniciativas de suas unidades estaduais em uma mesma rede e apoia todas as etapas do desenvolvimento de uma empresa, desde a concepção da ideia até a fase de tração, antes que o negócio ganhe escala.
O Sebrae também destaca que 73,5% das startups apoiadas em 2022 estão localizadas nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, sendo 69,5% microempresas, 12,9% pequenas empresas e 17,6% empresas de médio porte. Além disso, 33,2% das startups atendidas pelos programas de fomento da organização surgiram entre 2020 e 2022, um reflexo da aceleração de negócios digitais impulsionada pela pandemia da covid-19.
Para atender a meta de 10 mil empresas atendidas em 2023, o Sebrae criou o programa 1k+ Startups, que levará 1 mil startups ao Startup Summit, evento promovido pela organização entre 23 e 25 de agosto em Florianópolis (SC). O Sebrae Startups também engloba iniciativas em regiões consideradas estratégicas do país, como o Inova Amazônia e o StartupNE (Nordeste), que já atuam no desenvolvimento dos ecossistemas locais, além de programas nacionais como o Sebrae Like a Boss, o Inovativa Brasil e o Sebraetec.