Mario Centeno, membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), afirmou nesta quarta-feira (10) que a principal taxa de juros do BCE está se aproximando de seu pico, mas ainda são necessários “ajustes” adicionais. Ele espera que os custos de empréstimos comecem a diminuir em algum momento durante o próximo ano.
Durante uma coletiva de imprensa, Centeno mencionou que o BCE está se aproximando da taxa terminal e que o pico pode ser atingido em junho ou julho, levando em consideração as perspectivas de inflação.
Após atingir o pico, a política monetária do BCE permanecerá rígida por mais algum tempo, mas não haverá aumento nas taxas de juros. Ele projeta que os juros começarão a cair em algum momento ao longo do ano de 2024.
Nesaa semana o BCE reduziu o ritmo de aumento das taxas de juros em 0,25 ponto percentual. No entanto, sinalizou que haverá mais aperto monetário no que os mercados esperam ser a fase final de sua luta contra a inflação, com previsão de um aumento adicional de 0,40 ponto percentual na taxa de depósito, que atualmente está em 3,25%.