Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Mudança na política de preços da Petrobras pode aumentar diferença entre etanol e açúcar

Foto: Pexels

A recente mudança na política de preços da Petrobras provavelmente levará a uma maior diferença entre os valores do etanol e do açúcar, atingindo o nível mais alto em 12 anos, afirmaram analistas e corretores.

No entanto, essa alteração na política de preços da Petrobras não terá impacto na estratégia de produção dos produtores brasileiros de açúcar e etanol, que estão iniciando uma nova temporada. Eles já planejam produzir a maior quantidade possível de açúcar e, consequentemente, reduzir a produção de etanol, segundo os especialistas.

“As usinas já estão operando no limite máximo. Elas não podem ir além disso”, afirmou um corretor de açúcar dos EUA, referindo-se à intenção das usinas de utilizar a maior quantidade possível de cana-de-açúcar deste ano para a produção de açúcar, uma vez que os preços do adoçante estão próximos dos níveis mais altos em 11 anos.

As usinas brasileiras têm certa flexibilidade para redirecionar a cana-de-açúcar para a produção de açúcar ou etanol, dependendo dos preços de mercado.

A corretora e provedora de serviços na cadeia de suprimentos, Czarnikow, informou na quarta-feira que a diferença entre os preços do açúcar e do etanol hidratado para as usinas brasileiras atingiu 11,34 centavos de dólar por libra, o maior valor desde 2011.

O novo sistema de preços da Petrobras elimina a chamada política de paridade de importação de combustíveis, que estava mais alinhada com o mercado de petróleo e a taxa de câmbio.

Após o anúncio da Petrobras, os contratos futuros de açúcar em Nova York perderam algum impulso, embora os corretores tenham opiniões divergentes sobre o motivo. Até o momento, essa mudança não teve impacto imediato nos preços do açúcar, uma vez que a paridade do etanol continua muito abaixo dos preços atuais do açúcar.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas