A indústria da construção registrou uma queda moderada em sua atividade durante o mês de abril, enquanto o emprego e a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) se mantiveram estáveis. No entanto, todos os índices de expectativas dos empresários do setor apresentaram aumento.
Os dados da Sondagem Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), indicam um distanciamento entre a percepção do setor da construção e o da indústria de transformação, com o setor da construção mostrando uma visão mais otimista para os próximos seis meses.
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, explica que os empresários da construção esperam um aumento na atividade nos próximos meses, assim como nas compras de insumos e matérias-primas, no lançamento de novos empreendimentos e no número de empregados. Ele destaca que o desempenho de abril pode ser considerado positivo, pois é mais favorável em comparação com anos anteriores. Além disso, ressalta a confiança dos empresários do setor, ao contrário de seus pares na indústria de transformação.
O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade subiu 2,3 pontos, alcançando 54,8 pontos em maio. O índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços teve um aumento de 0,6 ponto, chegando a 53,5 pontos entre abril e maio. Os índices de expectativa de compra de insumos e matérias-primas e de expectativa em relação ao número de empregados atingiram 55,0 pontos e 54,7 pontos em maio, respectivamente, com aumentos de 2,9 pontos e 2,3 pontos.
Além disso, o índice de intenção de investimento da indústria da construção teve um aumento de 5,6 pontos entre abril e maio de 2023, subindo de 39,8 pontos para 45,4 pontos. Esse resultado reverte a forte queda registrada no mês anterior, de 5,5 pontos.
O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção apresentou um ligeiro aumento de 0,2 ponto na passagem de março para abril de 2023, atingindo 49,7 pontos. Esse índice ainda está abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando uma queda moderada e pouco disseminada no nível de atividade. O índice de evolução do número de empregados na indústria da construção ficou em 50 pontos em abril de 2023, indicando estabilidade do emprego no período.
O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção alcançou 51,9 pontos em maio, após um aumento de 1,9 ponto.