O grupo Natura&Co está dando início à etapa mais crucial da integração com a Avon, empresa adquirida em 2020 e que passou por um extenso processo de adaptação nos negócios.
Essa nova fase irá unir a força de vendas, permitindo que os revendedores da Natura ou Avon tenham um único cadastro e possam registrar os pedidos de produtos no mesmo aplicativo, recebendo as encomendas em uma única remessa. Os centros de distribuição já foram integrados.
No contexto da venda direta, as revendedoras das duas marcas, conhecidas como representantes no caso da Avon e consultoras na Natura, passarão a ser chamadas de consultoras de beleza. Atualmente, a sobreposição de representantes Avon e consultoras Natura (que vendem as duas marcas simultaneamente) gira em torno de 30% na região. A meta é superar os 70% nos próximos meses, com o processo iniciando no Brasil no segundo semestre.
A primeira fase da integração contemplou a integração parcial das atividades de suporte, comunicação e mudanças no portfólio de produtos, mas ainda há previsão de outros ajustes. Essa nova etapa ocorre em um momento em que o grupo está vendendo a empresa australiana Aesop para a francesa L’Oréal, o que contribui para a estrutura de capital. No entanto, o impacto das condições econômicas no consumo sugere cautela.
Além disso, o grupo está se preparando para expandir seu negócio de soluções de pagamento, o Natura&Co Pay, que receberá um novo nome e terá sua atuação ampliada para a Argentina e outros países da região.