Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

BNDES aprova R$ 20 bilhões em recursos para investimentos em inovação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de R$ 20 bilhões em recursos destinados a investimentos em inovação no país. O presidente do banco de fomento, Aloizio Mercadante, divulgou a notícia durante um evento voltado para empresários da indústria, realizado na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), nesta quinta-feira (25).

De acordo com Mercadante, a taxa de juros para os investimentos será de 1,7% ao ano. Durante o evento, o presidente do BNDES mencionou exemplos de estímulos à industrialização adotados nos Estados Unidos e na Europa, como os subsídios para a indústria verde e a transição digital promovida pelos governos europeus.

O gestor também ressaltou que o BNDES pretende reduzir os dividendos, adiar ou parcelar a devolução de recursos ao Tesouro, além de trabalhar com um novo fator deflator para as operações do banco.

Na abertura do evento em celebração ao Dia da Indústria, Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp, ressaltou a importância de apoiar uma reforma tributária e a implementação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que unificaria diversos tributos. “O Brasil não pode ficar parado, vendo o mundo ocidental caminhar para um processo de reindustrialização enquanto apenas aplaudimos”, enfatizou Josué Gomes da Silva.

O presidente da Fiesp também criticou o regime de juros reais, considerando-o um obstáculo para a reindustrialização e um mecanismo de concentração de renda. Para ele esse regime de juros reais que vem sendo praticado no Brasil nas últimas quatro décadas é enormemente concentrador de renda. “Temos políticas industriais e de desenvolvimento importantes, mas nenhuma delas conseguirá superar a macroeconomia”, concluiu.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas