Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Dicas úteis para a reta final da declaração do Imposto de Renda

Receita libera último lote de restituições
Foto: Reprodução internet

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda  se encerra na quarta-feira (31), às 23h59.

Ainda está em dúvida se precisa declarar? Deve acertar as contas com o Leão quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. Além disso, existem outras regras relacionadas a rendimentos, ganho de capital e operações na Bolsa. Você pode conferir todas as informações aqui.

Se você precisa declarar, mas deixou para a última semana, é melhor agilizar, pois quem perde o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido. Se estiver com pouco tempo, é preferível enviar uma declaração incompleta para evitar a cobrança da multa.

Publicidade

Para facilitar o seu trabalho, separamos algumas dicas importantes:

  • Tenha em mãos os documentos referentes aos seus rendimentos tributáveis e dos dependentes, principalmente os comprovantes de salários recebidos, pagamentos de Carnê-leão (para autônomos) e informações do INSS (para aposentados ou pensionistas).
  • Opte pela declaração pré-preenchida, caso seja possível. Para isso, é necessário possuir uma conta prata ou ouro no site gov.br. Aqui você pode aprender como obter acesso à declaração pré-preenchida e seguir um passo a passo de como conferir os dados presentes nela e enviar a declaração do Imposto de Renda. Fique atento aos gastos médicos, que não possuem limite de dedução e são responsáveis por 21,7% dos casos de malha fina. Veja como evitar sete erros comuns na declaração pré-preenchida.
  • Se você conferiu a declaração pré-preenchida, mas ainda precisa declarar outros itens, como investimentos, compra e venda de veículo, saque extraordinário do FGTS, dependentes ou declaração de MEI, reunimos uma lista com informações essenciais para que você possa estar em dia com o Leão.

Já enviou a declaração? Lembrou-se de algum erro ou esqueceu de incluir algum gasto? O ideal é enviar uma declaração retificadora até o dia 31 de maio. Nesse caso, você também tem a opção de mudar a forma de tributação, caso isso seja mais vantajoso para você.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado