Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda em atraso é retomado

Receita libera último lote de restituições
Foto: Reprodução internet

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda em atraso é retomado. A partir desta quinta-feira (1), a Receita Federal voltará a receber as declarações do Imposto de Renda 2023 em atraso. Os contribuintes que estavam obrigados a declarar, mas não enviaram o documento dentro do prazo, terão agora a oportunidade de regularizar sua situação.

O prazo final para a declaração do Imposto de Renda encerrou-se às 23h59 desta quarta-feira (31). Aqueles que estavam obrigados a declarar e perderam a data precisam prestar contas e estarão sujeitos ao pagamento de multa. A multa por atraso é de 1% ao mês, podendo chegar a 20% do imposto devido no ano. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Para enviar a declaração em atraso, é necessário atualizar o programa do Imposto de Renda em seus computadores ou fazer o download do mesmo, caso ainda não o tenham feito. Você pode conferir aqui um passo a passo para o download. Além disso, é importante atualizar o aplicativo Meu Imposto de Renda, utilizado em dispositivos móveis como celulares e tablets.

Publicidade

Aqueles que entregarem a declaração em julho pagarão uma multa de 2%, e esse valor aumentará gradativamente durante 20 meses, até atingir o limite de 20%. No entanto, se o valor calculado for inferior a R$ 165,74, será cobrado o valor mínimo.

Lembrando que é essencial cumprir o prazo e evitar atrasos para evitar multas e outras complicações relacionadas à declaração do Imposto de Renda.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado