Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Rússia acusa EUA de ataque cibernético com aval da Apple

Imagem: Pixabay

Na quinta-feira (01/06), o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) acusou os Estados Unidos de estarem envolvidos em um ataque cibernético contra milhares de dispositivos da Apple. A empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab também descobriu programas de espionagem nos iPhones utilizados por seus funcionários.

Segundo as autoridades, um software de vigilância foi usado para invadir vários dispositivos da Apple no país. Um trecho do comunicado oficial do FSB diz: “O FSB descobriu uma ação de inteligência dos serviços especiais americanos usando dispositivos móveis da Apple”.

A Kaspersky apontou que os dispositivos receberam uma mensagem “invisível” com um ‘malware’ anexado que baixava o programa de espionagem. O programa espião teria transmitido informações privadas aos servidores, incluindo gravações de microfone, fotos de mensagens instantâneas, geolocalização e outros dados.

Publicidade

A Apple negou as acusações dos russos. Em comunicado, a empresa afirmou: “Nunca trabalhamos com nenhum governo para inserir backdoor em nenhum produto da Apple e nunca trabalharemos”.

Tanto o Kremlin quanto o Ministério das Relações Exteriores da Rússia apontaram que houve “coleta de dados ocultos realizada por meio de vulnerabilidades de software em telefones celulares. Os serviços de inteligência dos EUA têm usado corporações de TI há décadas para coletar dados em larga escala de usuários da Internet sem o seu conhecimento”, acrescentou o ministério.

Não é a primeira vez que oficiais russos desconfiam da segurança de toda tecnologia de origem americana. No início deste ano, o Kremlin recomendou que todas as autoridades envolvidas na eleição presidencial de 2024 na Rússia parassem de usar os iPhones justamente por preocupações com a vulnerabilidade do dispositivo, informou o jornal russo Kommersant.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado