Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Moda impulsiona o setor da economia criativa no Estado do Ceará

Jovens Criadores - Jr. Panela, Senac Ceará
Foto: Jr. Panela

A economia criativa no Ceará tem alcançado um panorama promissor, com destaque especial para o mercado da moda. De acordo com o Observatório Itaú Cultural, que utilizou dados do ano de 2021, mais da metade das empresas criativas cearenses estão inseridas nessa categoria setorial, representando uma participação significativa de 57%. Isso reflete a força e o potencial desse setor no Estado, evidenciando a relevância da moda como uma das principais atividades econômicas criativas na região.

Além da moda, consideram-se no rol das atividades criativas os profissionais de artesanato, design, música, cinema, arquitetura, desenvolvimento de software e jogos, artes cênicas, artes visuais, museus e patrimônio, dentre outras.

Esse cenário favorável impulsiona a cadeia produtiva da moda cearense, impulsionando a geração de empregos, o crescimento econômico e o fortalecimento da identidade cultural local. Ainda de acordo com levantamento mais recente da mesma instituição, relativos ao último trimestre de 2022, o número de trabalhadores da economia criativa no Estado atingiu a marca de 314.457 pessoas ocupadas, o que representa 8% do total de empregos no Ceará.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A indústria da moda no Ceará se destaca pela sua diversidade e criatividade, contemplando desde a produção artesanal até as marcas de renome nacional. Além disso, a moda no Estado tem se mostrado cada vez mais consciente e sustentável, abraçando práticas responsáveis e inovadoras. Um exemplo disso é que mais de 50% dos ocupantes desses mais de 314 mil postos de trabalho é composto por mulheres. A diferença de ocupação entre os gêneros na economia criativa é de aproximadamente 3,3 mil postos. Além disso, a remuneração média dos trabalhadores criativos no Ceará é de R$ 1.885, valor superior à média estadual, que é de R$ 1.776.

Jovens Criadores: inscrições até dia 14
Com a participação majoritária das empresas criativas cearenses na categoria da moda, o Estado se consolida como um importante polo para o desenvolvimento desse segmento, contribuindo para a economia local e para a projeção do Ceará no cenário nacional da economia criativa. Sabedor dessa tendência, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Ceará criou o concurso Jovens Criadores. E, com a abertura das vagas para a segunda edição do certame, voltado para os estilistas e designers de moda que sonham em lançar uma coleção autoral, esses novos talentos têm até esta quarta-feira, 14 de junho, para se inscrever no concurso.

Voltado para alunos e ex-alunos da instituição, o concurso tem prêmio em dinheiro e os três primeiros lugares ainda ganham mentorias de moda, financiamento dos insumos necessários e apoio dos laboratórios do Senac para desenvolver a coleção. As peças criadas são registradas em ensaio fotográfico, apresentadas em desfile e comercializadas em um ponto de venda em Fortaleza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://lp.ce.senac.br/jovenscriadores , onde também está disponível o edital.

“Como a maior escola de Educação Profissional no País, o Senac tem o compromisso de acompanhar as questões que pautam a contemporaneidade para propor ações assertivas, formando profissionais atualizados e preparados para atender as demandas do mercado, além de comprometidos com uma atuação humana diante da sociedade, contribuindo ainda para o desenvolvimento econômico de sua Região”, destaca a diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra.

Mais informações: https://lp.ce.senac.br/jovenscriadores

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado