Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Redução da taxa Selic em 2023: análise detalhada das projeções do J.P Morgan

(Foto: Essow/Pexels)

O banco de investimentos J.P Morgan revisou suas projeções para a Taxa Selic, taxa básica de juros brasileira, prevendo o início de um ciclo de redução já em setembro deste ano. A instituição financeira estima que a Selic terminará o ano em 12,25%, uma queda em relação à estimativa anterior de 12,75%.

As projeções, assinadas pelos economistas Cassiana Fernandez e Vinicius Moreira, destacam a possibilidade de um corte de 0,5 ponto percentual a partir de setembro. Contudo, a redução poderá ser antecipada para agosto, com um corte de 25 pontos-base, caso haja uma queda significativa nas expectativas de inflação e uma melhora na inflação atual, acompanhada de um real mais valorizado.

Além disso, os economistas do J.P Morgan acreditam que a Taxa Selic encerrará o próximo ano em 10%. Para 2024, o banco projeta uma Selic mais branda, apoiada pela nova composição do Comitê de Política Monetária (COPOM). As previsões para este período indicam uma taxa de 10%, em queda em relação à previsão anterior de 11%.

Publicidade

Em seu relatório, o J.P Morgan ressalta a relevância da próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), agendada para os dias 20 e 21 de junho. Apesar da expectativa de que a meta de inflação permaneça em 3%, o banco expressa algumas dúvidas sobre a credibilidade dessa decisão.

No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador oficial de inflação apresentou um aumento de 3,94%, ficando dentro da meta estabelecida pelo Banco Central de 3,25% em 2023 – com uma margem de variação entre 1,75% e 4,75%.

As previsões do J.P Morgan geram expectativas no mercado financeiro e trazem uma visão otimista para o cenário econômico brasileiro. A redução da Taxa Selic, caso ocorra conforme o esperado, pode estimular a economia ao reduzir o custo do crédito e incentivar o investimento e o consumo.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado