Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Privatização da TAP Air Portugal atrai interesse de grandes grupos aéreos

O processo de privatização da TAP Air Portugal atraiu interesse de grupos aéreos. IAG reforça compromisso em manter hub da companhia. Novo leilão previsto para julho promete impulsionar setor aéreo no país.
(Foto: divulgação)

A privatização da TAP Air Portugal está em andamento e já despertou o interesse de três grupos de companhias aéreas e outras três empresas. Os gigantes do setor, Lufthansa Group, Air France-KLM e International Airlines Group (IAG), estão entre os concorrentes que demonstraram intenção de apresentar propostas para a aquisição da companhia aérea portuguesa.

IAG reforça compromisso em manter o hub da TAP em Lisboa

O IAG, que já possui as companhias aéreas Iberia e British Airways em seu portfólio, enviou representantes a Lisboa nesta semana para reforçar seu compromisso em manter o centro de operações (hub) da TAP no aeroporto da capital portuguesa. Essa condição é considerada inegociável pelo governo português, caso o IAG vença o processo de privatização.

Aquisição estatal durante a pandemia

Vale lembrar que em junho de 2015, a TAP Air Portugal foi vendida ao consórcio Atlantic Gateway, liderado por David Neeleman, fundador da Azul Linhas Aéreas, e Humberto Pedrosa, CEO do Grupo Barraqueiro. No entanto, durante o período de crise causado pela pandemia de covid-19, o estado português adquiriu a participação do consórcio na companhia aérea.

Novo leilão 

O próximo leilão para a privatização da TAP Air Portugal está previsto para ser aprovado pelo governo português até o próximo mês de julho. A expectativa é que a venda atraia um forte interesse do mercado, impulsionando a recuperação do setor aéreo no país e trazendo benefícios para a economia local.

A privatização da TAP Air Portugal é um processo estratégico que busca encontrar um parceiro sólido para impulsionar o crescimento e a competitividade da companhia aérea no cenário global. Com o interesse de grandes grupos aéreos, o leilão promete ser acirrado e trazer mudanças significativas para o futuro da aviação em Portugal.

História da TAP

A TAP foi fundada em 1945 por Ordem de Serviço de Humberto Delgado, na época diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil. A primeira linha comercial entre Lisboa e Madrid foi inaugurada em 19 de setembro de 1946. No final daquele ano, foi inaugurada a Linha Aérea Imperial, que ligava Lisboa, Luanda (colônia de Angola) e Lourenço Marques (atual Maputo, colônia de Moçambique), com doze escalas e uma duração de 15 dias (ida e volta), sendo a linha mais extensa do mundo operada com aeronaves bimotores.

A primeira rota doméstica, entre Lisboa e Porto, foi aberta em 1947. Em 1948, a TAP se tornou membro efetivo da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e iniciou voos para Paris, França, e Sevilha, Espanha. A conexão aérea com Londres, Reino Unido, teve início em 1949, e em 1953 foram estabelecidas rotas para Casablanca e Tânger, Marrocos.

1953 – Deixou de ser um serviço público e se tornou uma Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada (SARL), com maioria estatal. Dois anos depois, a companhia adquiriu duas aeronaves Super-Constellation, os primeiros quadrimotores de longo curso da empresa, que permitiram reduzir o tempo de viagem entre Lisboa e Lourenço Marques.

1961 – Inaugurou o “Voo da Amizade”, uma rota especial entre Lisboa e o Rio de Janeiro, com escalas no Sal e em Recife, no Brasil.

1962introduziu o primeiro avião a jato em seu serviço, um Caravelle, que operava na rota entre Lisboa e Madrid, na Espanha. Nesse período, também foram iniciadas as rotas para Las Palmas, nas Ilhas Canárias (Espanha), e para a ilha de Santa Maria, nos Açores.

2006 – Assumiu o controle da Varig Engenharia e Manutenção, o maior centro de manutenção da América do Sul.

A TAP Air Portugal possui uma história marcada por conquistas e expansão de rotas, consolidando-se como uma importante companhia aérea no cenário internacional.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas