Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Grupo Potencial investe R$ 1,7 bilhão para ampliar produção de biodiesel no Paraná

Foto: Pixabay

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve presente na sexta-feira (30/06)) no lançamento da pedra fundamental da esmagadora de soja do Grupo Potencial, localizada na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba. Com investimentos de R$ 1,7 bilhão, a primeira fase da obra tem como objetivo expandir a produção de biodiesel, criando cerca de 250 empregos diretos e até 3 mil indiretos. A solenidade contou também com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin.

O Grupo Potencial, conhecido por sua atuação nos setores de combustíveis, energia e transportes, está expandindo seus negócios para o mercado de industrialização de soja. A previsão é que a nova planta seja concluída em 18 meses, podendo se estender para até 24 meses, considerando as negociações comerciais.

O governador Ratinho Junior ressaltou que o empreendimento do grupo paranaense reafirma o momento positivo do Estado na atração de investimentos privados, impulsionando o crescimento econômico e a geração de empregos. No primeiro trimestre deste ano, o PIB do Paraná registrou um aumento de 9,16% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, entre janeiro e maio, foram criadas 62,9 mil vagas de emprego com carteira assinada, posicionando o estado como o quarto melhor do país nesse aspecto, e o líder na região Sul.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Com uma visão estratégica de combinar produtividade, crescimento industrial e desenvolvimento econômico sustentável, o Paraná tem se destacado nacional e internacionalmente, destacou o governador. Ele enfatizou que o estado é um dos principais produtores de energia limpa do Brasil e que a nova planta do Grupo Potencial contribuirá para a ampliação da produção de biocombustíveis, essenciais para a redução das emissões de carbono na atmosfera.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ressaltou a importância estratégica da indústria de biocombustíveis para o projeto de desenvolvimento econômico do país, principalmente diante da necessidade de reduzir as emissões de carbono. Ele destacou que o Brasil pode se tornar um protagonista mundial em sustentabilidade, e o Paraná é um exemplo desse potencial.

Alckmin explicou que, este ano, o Brasil aumentou para 12% a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel vendido no país, o que impulsiona a demanda por biocombustíveis. Essa mudança permitirá que o país deixe de importar 1 bilhão de litros de diesel por ano, substituindo-os por biodiesel. Isso contribui não apenas para a questão das mudanças climáticas, mas também apresenta uma oportunidade fantástica para o Brasil no contexto da descarbonização.

A esmagadora de soja será construída no Complexo Industrial do Grupo Potencial, na Lapa, próximo à usina de biodiesel da companhia, que é a maior do Brasil e a terceira maior do mundo. O terreno já está em processo de terraplanagem e a expectativa é que a construção da planta tenha início nos próximos meses.

Esse investimento representa um marco para o Grupo Potencial, posicionando-o como um dos principais players do setor de esmagamento. A nova planta terá capacidade para processar cerca de 3,5 mil toneladas de soja por dia, totalizando 1,15 milhão de toneladas por ano a partir de 2025.

A construção da esmagadora de soja incluirá a criação de dois silos de armazenamento com capacidade para 150 mil toneladas cada, além de outro silo com capacidade para 100 mil toneladas, destinado ao armazenamento do farelo, um dos resíduos da extração do óleo de soja. Esse farelo poderá ser utilizado na produção de ração e outros produtos, sendo comercializado tanto no mercado interno quanto no externo.

Além disso, o projeto contempla a construção de um terminal ferroviário que conectará a planta industrial à linha férrea que chega até o Porto de Paranaguá, facilitando o escoamento da produção.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade, incluindo os secretários estaduais da Indústria, Comércio e Serviço, Ricardo Barros, e da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, além de representantes de importantes instituições e empresas do setor.

Com essa iniciativa, o Paraná reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável, impulsionando a produção de biocombustíveis e fortalecendo sua posição como um dos principais polos de energia limpa no país. A esmagadora de soja do Grupo Potencial representa um avanço significativo para o setor industrial do estado e promete gerar um impacto positivo na geração de empregos e no crescimento da economia local.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado