A China divulgou nesta sexta-feira (21) uma série de iniciativas para estimular o consumo de automóveis no país. De acordo com informações do Diário do Povo, citando a agência de notícias Xinhua, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma revelou que serão implementadas medidas com o objetivo de aprimorar a aquisição, utilização, gestão e comercialização de automóveis, bem como promover o desenvolvimento sustentável da indústria de veículos de energia nova (NEVs).
As cidades que atualmente têm restrições mais rigorosas na compra de automóveis receberão incentivos para aumentar suas cotas anuais. Além disso, o descarte de veículos que não atendam aos padrões de emissão será acelerado, segundo a comissão. Essas medidas também visam estimular a substituição de carros considerados obsoletos e facilitar o comércio e registro de veículos usados. Outra medida consiste na implementação de mais projetos-piloto no setor de veículos utilitários, bem como o aprimoramento da infraestrutura de recarga nas estações de ônibus.
A comissão também informou que serão empreendidos esforços para reduzir os custos de aquisição e uso dos veículos de energia nova, o que inclui ajustes nos preços e taxas de eletricidade relacionados a esses veículos. Ademais, serão oferecidos mais suporte ao crédito, como seguro para baterias, e haverá expansão das opções de estacionamento.Essas medidas foram anunciadas após a divulgação, em 19 de julho, de uma diretriz do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado, com o objetivo de impulsionar o crescimento da economia privada.