A taxa Selic tem sido objeto de destaque nos últimos tempos, especialmente este ano, devido à crescente expectativa de sua redução para um patamar mais baixo, que atualmente se encontra em 13,75%.
Mas afinal, o que é essa taxa? A Selic, que representa o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é uma das variáveis macroeconômicas mais relevantes da economia, desempenhando diversas funções e exercendo impacto em diferentes âmbitos do mercado e do cenário econômico.
Antes de ser uma taxa, a Selic era a sigla utilizada para denominar o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, criado em 1979 pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) (atual Anbima) e pelo Banco Central (BC). Esse sistema foi estabelecido com o propósito de regular e agilizar a negociação de títulos públicos. Devido à eficiência que o sistema Selic proporcionou ao BC no controle das reservas bancárias, em março de 1999, ela foi adotada como a taxa de referência para indicar os juros do país, extinguindo o antigo sistema de banda de juros que era utilizado pelo Banco Central.Atualmente, a Selic encontra-se fixada em 13,75% ao ano. Além de ser um dos principais instrumentos do governo para controlar a economia, ela também é um índice que impacta diretamente no bolso das pessoas.