A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, sigla em inglês) divulgou um comunicado na última quarta-feira (17), afirmando que a China planeja reavivar o investimento privado e promover a circulação de capital privado em projetos nacionais. O comunicado apresentou 17 diretrizes para as empresas e enfatizou o compromisso em proporcionar um ambiente seguro para o capital privado.
Essa medida faz parte dos esforços para impulsionar o crescimento da segunda maior economia global, que apresentou resultados abaixo das expectativas no segundo trimestre. No primeiro semestre de 2023, o investimento do setor privado na China registrou uma queda de 0,2% em comparação com o ano anterior, marcando a segunda contração desde que os dados oficiais começaram a ser coletados em 2005. A única outra contração ocorreu no primeiro semestre de 2020, quando a economia foi afetada pela pandemia. Por outro lado, os investimentos das empresas estatais cresceram 8,1% no primeiro semestre deste ano.
O NDRC destacou setores prioritários para o investimento de empresas privadas, incluindo transporte, conservação de água, energia limpa, infraestrutura de novo tipo, manufatura avançada e agricultura.