Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Inflação alemã desacelera: taxa de 6,2% em Julho

(Foto: Ingo Joseph/Pexels)

Segundo a estimativa rápida divulgada pelo gabinete de estatísticas alemão, o Destatis, a taxa de inflação na Alemanha apresentou um abrandamento em julho. Esse movimento ocorre após uma breve interrupção no ciclo de alívio nos preços ao consumidor e é principalmente explicado pela desaceleração nos preços dos alimentos e serviços.

De acordo com o Destatis, é esperado que a taxa de inflação alemã tenha sido de 6,2% em julho, em comparação com a variação homóloga de 6,4% registrada em junho. Isso significa que os  preços da Alemanha apresentaram uma descida de 0,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior, após ter subido 0,3 pontos no mês passado. Além disso, a inflação subjacente, que exclui os produtos energéticos e alimentares devido a suas maiores variações de preços, também terá apresentado um abrandamento. A chamada “inflação crítica” passou de 5,8% para 5,5% em julho, indicando uma possível redução na inflação na economia alemã. No mês anterior, a inflação subjacente havia acelerado de 5,4% para 5,8%.

Esse abrandamento nos preços em julho é explicado, sobretudo, pela queda na variação homóloga dos preços dos alimentos. Em junho, o índice referente aos alimentos registrou um aumento de 11%, enquanto em julho, esse valor caiu para 13,7%. Caso a estimativa rápida se confirme, os preços dos alimentos terão subido 2,7 pontos percentuais a menos em relação ao mês anterior.

Além disso, em julho, houve um ligeiro alívio na subida de preços dos serviços da Alemanha, que passou de 5,3% em junho para 5,2%. Isso é relevante, considerando que os serviços têm sido um dos impulsionadores da inflação em toda a Europa. Também houve uma diminuição nos preços dos bens, que subiram 7% em julho, em comparação com os 7,3% do mês anterior.

No entanto, os preços da energia apresentaram uma aceleração, com o índice de preços relativos aos produtos energéticos aumentando de 3% em junho para 5,7% em julho, evidenciando um ritmo de subida mais acentuado.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas