O ETF Brasil Capped (EWZ), um dos principais fundos de índice (ETF) associados à bolsa brasileira e negociado na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), demonstrou ganhos na manhã de hoje, quinta-feira (3).
Durante a pré-abertura do mercado, o ETF registrou um aumento de 0,27%, alcançando US$ 33. Esse movimento pode oferecer uma possível indicação do comportamento futuro do Ibovespa após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que resultou em um corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, agora fixada em 13,25% ao ano.
Os especialistas da Guide Investimentos apontam que a reunião do Copom foi marcada por uma notável divergência de opiniões entre seus membros, com quatro dissidentes que optaram por um corte mais conservador de 0,25 pontos percentuais. Observa-se também que, dada a situação global e a contínua queda nos preços das commodities, há preocupações sobre a possível contenção do ímpeto de crescimento do Ibovespa.
O Bank of America (BofA) analisou a decisão do Copom em relação ao corte na taxa de juros e destacou que a incerteza em torno do panorama fiscal foi minimizada. Os economistas David Beker e Natacha Perez do banco americano observaram que o cenário base do Banco Central, que projeta uma taxa Selic de 12% até o final de 2023 e de 9,25% em 2024, juntamente com um câmbio de R$ 4,75, resultou em revisões para baixo nas projeções de inflação deste ano (de 5% para 4,9%) e para 2024 (3,4%). O BofA também projeta outro corte de 50 pontos base na próxima reunião do Copom, levando a Selic a 11,75% até o final de 2023 e a 9,50% em 2024.