Publicidade

Renovação Industrial: incentivo para modernização

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) está atualmente analisando cinco cenários alternativos para a criação de uma política de depreciação acelerada, visando estimular a renovação de maquinário industrial. O objetivo é implementar essa medida a partir de 2024.

Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, projetaram um pacote que varia de R$ 3 bilhões a R$ 15 bilhões para o próximo ano.

Atualmente, está em discussão a definição do espaço orçamentário que será alocado para esse incentivo pela Fazenda, enquanto o MDIC trabalha na delimitação do escopo do programa – um processo também influenciado pela margem estipulada pela equipe econômica.

Um levantamento pioneiro da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que grande parte da indústria brasileira opera com maquinário ultrapassado e tecnologia desatualizada. Apenas 2% das empresas que participaram da pesquisa possuem máquinas com até 2,5 anos de uso, enquanto 28% possuem equipamentos com 10 a 15 anos.

A pesquisa, conduzida com 1.682 executivos, ressalta a necessidade de modernização do setor industrial. Recentemente, o governo também lançou um programa para renovar a frota de veículos no país, concedendo benefícios tributários como parte dessa iniciativa.