Programa “Voa Brasil” está na fase final de desenvolvimento de um sistema para conectar as companhias aéreas aos consumidores, conforme comunicado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor). Com lançamento previsto para o desfecho deste mês, a iniciativa conta com a participação das principais empresas de aviação do país.
Em uma atualização emitida à reportagem na última quinta-feira (10), o MPor( Ministério dos Portos e Aeroportos) esclareceu que, neste momento, estão sendo realizadas ações para integrar sistemas e possibilitar o acesso a bases de dados estratégicos, visando a conclusão da fase piloto do programa.
De acordo com a estimativa do Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, o projeto disponibilizará aproximadamente 1,5 milhão de passagens por mês. Inicialmente, a ação beneficiará aposentados e pensionistas que não tenham realizado voos nos últimos 12 meses, permitindo a aquisição de até quatro trajetos por pessoa.
Grandes empresas aéreas, como Azul, Latam, Gol e Voepass, estão engajadas nesse programa. A iniciativa foi estruturada de forma independente de subsídios governamentais, visando permitir que as companhias ofereçam passagens durante períodos de menor demanda, abrangendo os meses de março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro.
O governo continua responsável pela manutenção do sistema que está sendo desenvolvido para unir as empresas e facilitar a conexão com os beneficiários. O MTPor destacou em nota: “Estamos dedicando todos os esforços para cumprir o cronograma estabelecido, com o lançamento programado para o final de agosto”.